Fachada do evento com banner do ISA

Fomos ao Interaction South America: testes em protótipo com a Saraiva

Fomos ao Interaction South America (maior evento de UX da América Latina) em Santiago e apresentamos um case do TESTR com a Saraiva.

A Saraiva queria mudar a apresentação e organização do menu, mas antes de sair desenvolvendo, queria testar para ver se ia dar certo. E precisava de resultados em pouco tempo. Então o TESTR era uma boa pedida. Mas tinha um problema: o material a ser testado era um protótipo feito no Axure. E não dava tempo de desenhar todas as telas e fluxos (simular uma busca é bem difícil, afinal!).

Em testes em protótipo, muitas vezes o participante clica em um link que não funciona ainda. Se é um teste ao vivo, o moderador explica que o link não funciona ainda e pede para tentar de outra forma ou dizer o que esperaria encontrar. Mas o TESTR é automatizado (não tem moderador). Como fazer, então? Não dava para deixar a pessoa perdida ao clicar em um link que não abre.

A solução foi bem simples e fácil de implementar: mapeamos as situações em que alguém poderia clicar e não ter ainda o caminho pronto. Quando o participante clicava em um link que não funciona, aparecia no protótipo uma mensagem simulando a falta de um moderador, como no exemplo abaixo.

Protótipo da saraiva com mensagem pedindo para concluir de outra forma.


Dessa forma a pessoa não fica perdida sem saber o que fazer. E, ao mesmo tempo, foi possível capturar os caminhos de forma natural (sem ter que limitar demais a navegação). Afinal, era interessante saber se em alguma das tarefas do teste o participante iria pela busca – mesmo que a busca não estivesse funcionando ali.

Os resultados foram bem bacanas e ajudaram a Saraiva a reestruturar o menu e a equipe de UX a argumentar internamente.

Agradecemos a Saraiva pela parceria e por ser um dos primeiros clientes do TESTR. 🙂


Curtiu? Veja a apresentação completa:


Also published on Medium.