Pesquisa: teste de usabilidade no Brasil

Sabia que 98% das pessoas que fazem testes de usabilidade consideram que são muito úteis, mas 72% fazem menos testes de usabilidade do que gostariam? Estes foram alguns dos principais achados da nossa pesquisa sobre técnicas de UX (com foco especial em testes de usabilidade).

O questionário foi divulgado em comunidades da área entre julho e agosto deste ano e obtivemos 349 respostas válidas. Consideramos as pessoas que trabalham com produtos digitais e sabem o que é um teste de usabilidade (ou pelo menos ouviram falar).

A seguir, compartilhamos alguns aprendizados. Você também pode ver os resultados completos.


1. Testes de usabilidade são populares

Entre as técnicas de UX, teste de usabilidade é a mais comum: 67% das empresas fizeram testes de usabilidade nos últimos 12 meses. E as pessoas gostam bastante: 98% dos responderam que testes de usabilidade são muito úteis.

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Novo por aqui? Entenda o que é um teste de usabilidade



2. Mas as empresas não fazem tantos testes de usabilidade quanto gostariam

A maioria (72%) disse que faz menos testes do que considera o ideal. Os principais motivos para isso são falta de tempo e falta de orçamento.

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Por outro lado, apenas uma minoria considera que testes de usabilidade são demorados ou caros. E como interpretar isso? Temos algumas ideias:

  1. As pessoas não consideram testes de usabilidade caros em si, porque reconhecem o valor. As empresas / equipe de UX é que têm um orçamento reduzido destinado a pesquisa com usuários
  2. Tempo e dinheiro são um problema da forma como os testes de usabilidade são feitos hoje, mas as pessoas sabem que os testes não precisam ser demorados ou caros (têm a noção de que há outras formas de fazer).

Ainda não temos uma conclusão definitiva, mas pode ser assunto para uma pesquisa futura. 😉



3. Empresas estão internalizando UX e fazem testes de usabilidade “dentro de casa”

Fazendo uma comparação com pesquisas anteriores da UXPA São Paulo (que também perguntaram “onde você trabalha”), notamos uma tendência: aumentou a fatia de pessoas de UX em empresas “tradicionais” ou empresas de tecnologia e diminui em agências e consultorias.

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Isso faz sentido quando olhamos para a forma como as empresas fazem teste de usabilidade: contratar consultorias é a opção menos comum. Por outro lado, uma boa fatia dos testes são informais – com colegas de trabalho. E nem sempre esta é a melhor forma de avaliar o seu produto.



4. A maior parte dos testes são presenciais

Testes de usabilidade moderados presenciais são os mais comuns (faz sentido, quando a gente lembra que muitos dos testes são informais, feitos com os colegas da empresa).

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Leia mais sobre onde fazer testes de usabilidade



Algumas empresas estão experimentando com testes remotos automatizados (sem moderador), mas poucas pessoas citaram ferramentas que fazem este isso (como TESTR). Algumas lembraram de ferramentas de métricas e gravação da tela de forma anônima (que servem para medir a experiência do usuário, mas não fazem exatamente teste de usabilidade, certo?). E isso deixou a gente pensando: será que as pessoas sabem diferenciar os tipos de teste de usabilidade e entendem como funciona um teste remoto automatizado, como o que oferecemos por aqui?

Bom, fica de lição de casa pra gente e quem sabe vira assunto de uma pesquisa futura.
E se você não sabe do que estamos falando, conheça o TESTR. 😉

Agradecemos a todos que responderam, testaram, deram ideias e divulgaram. 🙂

E se tiver alguma dúvida ou sugestão, pode mandar pra gente!


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Quer saber mais? Nos resultados completos você pode ver onde as pessoas trabalham, uma comparação com pesquisas anteriores, a frequência de testes, que tipo de empresa faz mais ou menos testes de usabilidade, o que as pessoas acham de teste de usabilidade e outros aprendizados.

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