Antes de começar um teste de usabilidade, faça um teste piloto

Teste piloto (ou pré-teste) é o teste que você faz antes de começar os testes de usabilidade “valendo”. É um teste do teste. 😉 Afinal, é difícil acertar de primeira. Mesmo os profissionais mais experientes em usabilidade fazem esse pré-teste – e mudam bastante o roteiro depois!

O teste piloto é muito útil para responder às seguintes perguntas:

  • A dinâmica do teste está boa?
  • As tarefas estão claras e fáceis de entender?
  • Alguma coisa ficou ambígua?
  • Fica claro, em cada tarefa, até onde o participante deve prosseguir?
  • O tempo das tarefas está dentro do previsto? Ou ficou longo demais e podemos cortar alguma coisa?
  • A ordem das tarefas faz sentido?


Como fazer um teste piloto com o TESTR

O TESTR é remoto, mas a maior parte dos nossos clientes faz o teste piloto ao vivo, com um colega de trabalho. Isso porque é mais fácil lidar com alguém que você já conhece e se algo der errado, não precisa “gastar” um participante “de verdade”. A seguir, um passo-a-passo.


1. Chame um voluntário. O ideal é que seja alguém dentro do público-alvo. Mas pode ser alguém que trabalha com você, desde que não seja muito envolvido com o produto que você quer testar. Pode ser a recepcionista, um moço do RH ou até o bombeiro do prédio.


2. Explique o que é o teste piloto. . Você pode falar algo assim:

Oi, fulano! A gente vai fazer um teste do produto X e eu gostaria da sua ajuda. Nós vamos convidar várias pessoas para participar e dar opinião. Antes de chamar pessoas de fora da empresa, a gente quer fazer um teste piloto com você, para ver se o roteiro de tarefas que a gente montou está fácil de entender e se está fazendo sentido. Neste teste, basta você seguir as instruções que vão aparecer na tela e pensar em voz alta, comentando comigo sobre a sua experiência. Qualquer dúvida, pode me perguntar.



3. Abra o preview do teste. Antes de publicar, você pode ver as tarefas e perguntas do ponto de vista de um participante utilizando o preview do nosso sistema.

Tela do sistema mostrando onde abrir o preview


Tela do TESTR mostrando como é o teste do ponto de vista do participante


4. Ao final, converse com o participante para colher dúvidas e sugestões. Se você percebeu que ele não entendeu bem uma tarefa, é sinal que você pode melhorar o roteiro!


5. Envie para a revisão do especialista: o nosso time de experts vai revisar o roteiro com olhos de lince para achar pequenas ambiguidades, jargões e fazer sugestões com base em nossa experiência.

Depois disso, o seu roteiro provavelmente vai estar quase infalível – pronto para receber respostas de participantes de verdade. 🙂


Also published on Medium.