Mesa de trabalho com bloco de notas de roteiro

5 dicas para criar tarefas de teste de usabilidade

Um bom roteiro é essencial para ter bons resultados em um teste de usabilidade. É importante fazer a perguntas certas – e saber como perguntá-las. Reunimos neste post 5 dicas úteis.

#1 Comece pelo objetivo

O que você quer testar? Como qualquer pesquisa, um teste de usabilidade começa pelos objetivos. O que você descobrir com o teste? Formule objetivos. Tente ser mais específico do que “ver se o site está bom”. Pode ser algo simples, do tipo:

  • Quero descobrir quais são as dificuldades no fluxo de compra que podem levar a problemas de conversão.

Ou algo mais direto:

  • Quero descobrir se as pessoas sabem como usar os filtros por cor na página de resultados.
  • Quero descobrir por que muitas pessoas abandonam a compra no cadastro.
  • Estou redesenhando a página de produto e quero testar se as pessoas encontram o botão ‘Salvar como favorito’.

O objetivo também pode ser investigar uma hipótese:

  • Sei pelas métricas que pouca gente usa o filtro por cor. Pode ser porque ele está abaixo da dobra, longe de onde as pessoas esperariam encontrá-lo. Quero investigar se é isso mesmo.

Objetivos definidos? Coloque no papel. Anote em um plano de teste. Vale montar um mural com post-its para lembrar sempre. Coloque em qualquer lugar, desde que não perca de vista. E a partir deles, crie as tarefas.

#2 Crie cenários com os quais as pessoas possam se identificar

O seu papel é fazer com o que teste seja o mais próximo possível de uma situação real de uso. Por isso, fuja da linguagem de “manual de instruções” (“Faça isso e depois isso”). Crie cenários com base no cotidiano para que a pessoa possa se imaginar naquela situação. Com cenários bem escritos, os participantes conseguem demonstrar de forma muito mais próxima do real como fariam para realizar as tarefas.

ObjetivoDescobrir se as pessoas sabem como usar os filtros por cor na página de resultados.
Tarefa ruimNa página de resultados, filtre para ver os sapatos vermelhos
Tarefa boa 🙂Você vai participar de um amigo secreto e a sua prima pediu um sapato vermelho, sem salto. Ela calça 37. Encontre sapatos para a sua prima e mostre qual você escolheria.

Se a intenção é testar uma funcionalidade específica, crie um cenário em que a pessoa se beneficiaria do uso desta funcionalidade – como é o caso dos filtros, no exemplo acima.

#3 Deixe claro até onde a pessoa deve ir

O participante precisa saber de antemão até que ponto você espera que ele vá. Se a tarefa é de compra, não podemos pedir que ele compre de verdade – e é bom avisar isso de antemão.

ObjetivoDescobrir quais são as dificuldades no fluxo de compra que podem levar a problemas de conversão
TarefaEncontre algo de seu interesse neste site. Assim que encontrar, simule uma compra. Faça tudo como você faria em uma situação real. Só não precisa pagar de verdade – pode parar na etapa de pagamento.

Este é um aspecto especialmente importante do roteiro para testes remotos não moderados, como no TESTR. Como não há um moderador acompanhando a pessoa, a tarefa precisa ser muito bem explicada para que a pessoa entenda sozinha o que precisa fazer. É este um dos motivos por que no TESTR temos uma revisão de especialista – depois de criar o roteiro, nossa equipe vai checar se o enunciado das tarefas está fácil de entender, para garantir bons resultados.


#4 O que é o sucesso de cada tarefa?

Para cada tarefa, há um caminho ideal = sucesso da tarefa. E é muito útil você definir isso antes de começar os testes, para saber em que você deve prestar atenção – e também em como formular a tarefa sem entregar a resposta. Veja as tarefas que citamos acima, agora com sucesso definido.

ObjetivoDescobrir se as pessoas sabem como usar os filtros por cor na página de resultados
TarefaVocê vai participar de um amigo secreto e a sua prima pediu um sapato vermelho, sem salto. Ela calça 37. Encontre sapatos para a sua prima e mostre qual você escolheria.
SucessoAplicar os filtros de cor e de tamanho ao mesmo tempo, na primeira tentativa. Não pode demonstrar dificuldade.

ObjetivoDescobrir quais são as dificuldades no fluxo de compra que podem levar a problemas de conversão
TarefaEncontre algo de seu interesse neste site. Assim que encontrar, simule uma compra. Faça tudo como você faria em uma situação real. Só não precisa pagar de verdade – pode parar na etapa de pagamento.
SucessoChegar à etapa de pagamento sem demonstrar dificuldade. Não deve cometer erros no cadastro ou em outras etapas do processo.

Sabendo qual é o sucesso esperado, facilita a sua análise: você assiste os vídeos sabendo o que observar e anotar.


#5 Faça um pré-teste

Por mais experiente que você esteja, sempre há algo a melhorar. Sabe quando a gente está imerso em um assunto e não consegue mais enxergar os erros? É muito útil ter a visão de alguém de fora.

Faça um pré-teste com um voluntário. De preferência, alguém que esteja dentro do perfil do público-alvo. Mas se não for possível, procure alguém da empresa que não esteja muito envolvido com o seu projeto (vale chamar alguém que trabalha na recepção, na copa ou no financeiro).

Avalie se a pessoa entendeu as tarefas, se fez o caminho esperado e se a tarefa está eficiente para investigar os objetivos. Também é importante observar se o tempo que ela levou para completar as tarefas está dentro do tempo previsto para a sessão de teste. Testes muito longos afetam a motivação do participante.

Ah, vale lembrar: em testes remotos como no TESTR, é muito importante ter tarefas bem formuladas, sem ambiguidade. Como não há um moderador acompanhando ao vivo, a pessoa não tem para quem pedir ajuda. Por isso o pré-teste é especialmente importante. E também por isso temos a revisão do especialista, que te ajuda a ficar mais tranquilo neste processo. 🙂




Post adaptado do texto originalmente publicado por Elisa Volpato no Blog de AI
Foto tirada no Lemni Café, um espaço de café e de trabalho, em que você paga pelo tempo. Estamos por lá de vez em quando. 😉


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